domingo, 14 de novembro de 2010

VALEU SCHWARZENEGGER!!!! o herói dos cinemas salvando os animais!!!

O foie gras (pronúncia [fwɑ gʁɑ], ou "fuá-grá") – termo que em francês significa "fígado gordo" – é o fígado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso.




O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, aprovou um diploma que proíbe a alimentação forçada a patos e gansos para fazer o foie gras.


Schwarzenegger adiantou que «a intenção da lei é parar com a actual produção de foie gras, baseada na alimentação forçada das aves através da garganta, aumentando assim o consumo por grão em cada animal.»




Embora a lei só entre em vigor em 2012, a medida visa o encorajamento de produtores para encontrar uma nova solução.
Não podia estar mais de acordo. Como já foi explicado no começo, o foie gras (literalmente fígado gordo em francês) é uma iguaria muito apreciada desde tempos muito antigos. Em Portugal é geralmente designado patê de fígado de ganso ou, por vezes, de pato.
Para a sua obtenção é necessária grande quantidade de fígados de ganso ou pato, de preferência muito gordos. Para isso, os animais são alimentados à força durante longas horas e até 3 semanas seguidas.


No processo de produção do foie gras, o criador prende a ave entre as pernas e, esticando seu pescoço, enfia um grosso tubo de metal por sua garganta. Esse tubo tem, em média, 30 centímetros de comprimento. Em seguida, um motor bombeia uma mistura de milho e gordura diretamente no estômago do animal. Um anel de borracha amarrado no pescoço impede que a ave vomite.

Alimentação forçada das aves.
(Imagem: Anne of Carversville)

Após a alimentação são mantidos em capoeiras reduzidas e sem condições, para que não se desloquem e a gordura se acumule no fígado.
Esse processo  de alimentação é repetido de 3 a 5 vezes ao dia, fazendo com que a ave consuma cerca de 3 quilos de ração diariamente. Com essa alimentação excessiva e desequilibrada, o animal desenvolve problemas cardíacos e disfunções intestinais, além de infecções. 

Infecções, o cheiro atrai ratos que acabam comendo os animais ainda vivos, que não tem nem como se defender!
Animais mortos indo pro lixo!

Este conseguiu provocar o vômito e acabou morrendo!
 Após 3 ou 4 semanas, os “sobreviventes” são abatidos. Levemos em conta que cerca de 75% dos gansos e patos morrem antes de chagar ao "ponto de abate".
O que se vê, então, são órgãos deformados. O fígado de um animal sadio pesa cerca de 120 gramas, enquanto o fígado do animal tratado para a produção de foie gras chega a 1.200 gramas, ou seja, dez vezes mais que o normal.


O fígado à esquerda é de tamanho normal. O da direita é o resultado da alimentação forçada. Até na cor ele é doentio.


Além disto, um "bom" foie gras deve ter as marcas deixadas pela pressão que as costelas exercem contra o fígado visíveis no órgão, garantindo assim que o animal sentiu imensa dor durante os últimos dias de sua breve vida. A ave é abatida no mesmo local onde é criada, visto que esta provavelmente não sobreviveria ao transporte. Quando o fígado, estômago e intestinos são removidos, vê-se que o espaço por estes ocupado era muito maior que aquele planejado pela natureza, pressionando o coração e os pulmões e dificultando assim a respiração. 
É visível que os animais estão doentes e sofrendo!
Edward T. Morita, um blogueiro de alimentos e ex-chefe de pastelaria, disse, durante uma visita a uma fazenda de foie gras, que não vê qualquer tratamento cruel. “Os patos e gansos não apresentam reflexo de impedimento, por isso não devem se sentir incomodados”, disse Morita. 


O projeto vai agora para a Comissão de Justiça para posterior discussão. Se aprovado e assinado em lei, os infratores serão penalizados com uma multa máxima de 10 mil dólares.
A Califórnia, que responde por cerca de metade da produção de foie gras dos Estados Unidos,está de parabens com  a  lei de proibição do método de alimentação que irá entrar em vigor em 2012.



Finalmente o Príncipe de Gales,  Charles, filho da matriarca Real da Inglaterra , a Rainha Elizabeth II, deu uma dentro...
Charles proibiu as residências Reais de servirem o patê Foie Gras, feito a partir do fígado de Ganso. Chegando inclusive a cancelar a conta que mantinha na sua loja de conveniência preferida, A Casa do Queijo.
Tudo porque o processo de fabricação do Foie Gras é extremamente cruel e malvado com os Gansos.

Imagine que você acabou de comer, já está de estômago cheio, mas logo em seguida te obrigam a comer mais e na mesma quantidade, e logo depois, mais e mais e mais...
 
Foie Gras é cruel, não te dá sustância, não tem valor nutricional relevante, é apenas um aperitivo e é muito caro . Dizem que é chique mas hoje em dia é um choque, muito embora seu processo de produção tenha sido sempre esse durante séculos.
Como os Gansos ficam enormes e com obesidade mórbida, eles quase não se movimentam, tornam- se assim um prato cheio para os ratos. Exato, os ratos usam os gansos para se alimentarem.

Todos precisamos de nos alimentar, mas podemos e DEVEMOS evitar o sofrimento desnecessário dos animais.   

Um site que adoro e tem receitas ótimas: http://nossoprato.hd1.in/index.htm

Para ser chique e elegante, seja bom! E para ser bom, seja justo! E para ser justo, Seja mais que HUMANO!

FONTE:BLOG DOS BICHOS , ANDA entre outros.

Um comentário:

  1. Um Absurdo fazer isto aos Animais (Patos,Gansos...)
    Crime Hediondo, como HITHER fez a Humanidade nos Campos de Concentracoes Nazistas, para alimentar Pessoas Ordinarias e sem escrupulos.
    Que morram todos Cancerosos.

    ResponderExcluir