domingo, 12 de dezembro de 2010

Prefeito de Nova Friburgo sanciona lei que proíbe rodeios!!!

Prefeito de Nova Friburgo sanciona lei que proíbe rodeios

O prefeito em exercício Demerval Barboza Moreira Neto, mostrou-se sensível à causa da defesa dos direitos dos animais e sancionou, no último dia 02/12, a lei municipal que proíbe a realização de rodeios, touradas e eventos similares no município de Nova Friburgo, interior do Rio de Janeiro.
Parabéns ao prefeito em exercício, aos vereadores que aprovaram a lei por unanimidade nas duas votações realizadas na Câmara e aos protetores do município envolvidos, em especial à Coordenadoria de Bem-Estar Animal (COOBEA), órgão da Secretaria do Meio Ambiente bastante atuante na cidade e região, que tem à frente a sra. Carla Freire. 

Mas vou falar um pouco sobre os rodeios:
Os rodeios são promovidos como um esporte de coragem e habilidade, transformando os peões em heróis. Essa promoção encobre uma realidade de covardia e crueldade. Longe de ser esporte, os rodeios envolvem maus-tratos, estresse, sofrimento para seres que nem sabem e o que estão competindo. Os animais de rodeio não PULAM DE ALEGRIA, PULAM DE DOR, pois têm suas genitais amarradas, sendo forçados à competição. Além disso, sofrem com a grande luminosidade das arenas, o barulho intenso, com o confinamento e o transporte desgastantes, situações anormais para um animal. Para se apresentarem nos “eventos” de rodeio, os animais são treinados. Portanto, as apresentações de rodeio representam apenas uma parcela deste sofrimento. RODEIO É UM ESPETÁCULO CRUEL, QUE BANALIZA A VIDA, INCENTIVA A VIOLÊNCIA e, por isso mesmo, tem sido proibido em diversos municípios através de Leis Municipais. RODEIO me faz lembrar a época dos gladiadores onde pessoas e animais eram colocados na arena para lutarem entre si e o público assistia com emoção e alegria aquele momento de horror. ESTARÍAMOS NÓS RETROCEDENDO? Apesar que naquela época ainda havia uma certa igualdade. Atualmente muito tem se falado em desenvolvimento sustentável, proteção do meio ambiente, a preocupação com a poluição, o aquecimento global, o desmatamento.... Ora, os animais não estão incluídos neste pacote? QUE INCOERÊNCIA?
Eles merecem sofrer a propósito humano?
BOICOTE EVENTOS QUE INCLUEM EM SUA PROGRAMAÇÃO RODEIOS!
SEJA ÉTICO, JUSTO, VERDADEIRAMENTE HUMANO!
Assine a petição para proibir rodeios em Juiz de Fora:
http://www.petitiononline.com/jfrodeio 


Seja humano! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário