terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Para quem nunca viu uma pika....


Pika
O pika é um mamífero pequeno, com membros curtos, orelhas arredondadas e cauda curta. O nome pika (pronuncia-se / paɪkə / PYE-kə , arcaicamente pica escrito) é usado para qualquer membro da Ochotonidae, uma família dentro da ordem de lagomorfos , que também inclui o leporídeos ( coelhos e lebres ). Um gênero, Ochotona, é reconhecida no seio da família, e inclui 30 espécies. Também é conhecida como a "assobiar lebre", devido à sua estridente grito de alarme ao mergulhar em sua toca. O nome "pika" parece ser derivada da Tungus piika, ou talvez da Rússia pikat "a chiar".

Habitat
Pikas são nativas de climas frios, principalmente na Ásia , América do Norte e partes do leste da Europa . A maioria das espécies vivem em lados montanha rochosa, onde há inúmeras fendas para abrigar no, embora algumas também construir tocas bruto. Nas montanhas da Eurásia , pikas freqüentemente compartilham suas tocas com snowfinches , que constroem seus ninhos ali.
Características
Pikas são animais pequenos, com pernas curtas, orelhas arredondadas e cauda curta. Eles são aproximadamente 6-9 polegadas de comprimento, com uma cauda inferior a 2 cm de comprimento, e pesam entre 120 e 350 gramas, dependendo da espécie. Como coelhos, depois de comer que inicialmente produzirá verde suave fezes , o que eles comem novamente para extrair mais nutrição, antes de produzir o final, sólido, pelotas fecais.
Estes animais são herbívoros e alimentam-se de uma grande variedade de matéria vegetal. Devido ao seu habitat natural, eles comem principalmente gramíneas , ciperáceas , galhos de arbustos, musgos e líquenes. Tal como acontece com outras lagomorfos, pikas têm dentes  incisivos e nenhum caninos , embora tenham menos molares do que coelhos, dando-lhes uma fórmula dentária de: 
pikas Rock-moradia tem ninhadas pequenas de menos de cinco jovens, enquanto as espécies burrowing tendem a dar à luz a mais jovem, e para produzir com mais freqüência, possivelmente devido a uma maior disponibilidade de recursos em seus habitats nativos. Os jovens são nascidos após uma gestação de 25 a 30 dias.
Atividade
Pilha de vegetação, secagem nas pedras para posterior armazenamento.
Pikas são diurnos ou crepusculares , com maior altitude, geralmente espécies é mais ativo durante o dia. Eles mostram seu pico de atividade antes da temporada de inverno. Pikas não hibernam , por isso eles contam com feno recolhido para a cama quente e comida. Pikas recolher ervas frescas e colocá-los em pilhas para secar. Uma vez que as ervas secam, o pikas aproveitar esta feno de volta para as tocas para armazenamento. Não é incomum para pikas roubar feno de outros; os litígios resultantes são geralmente exploradas por vizinhos predadores como furões e aves de grande porte.
Eurasian pikas comumente vivem em grupos familiares e deveres partes de recolha de alimentos e vigiar. Pelo menos algumas espécies são territoriais. North American pikas (princeps O. e O. collaris) são anti-sociais , levando uma vida solitária fora da época de reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário