terça-feira, 22 de março de 2011

Proteja seu animal...

Sistema de Identificação Animal

Existem várias formas de identificação de animais, que variam com a espécie. Assim, bovinos podem ser identificados por brincos; suínos, ovinos e caprinos por tatuagem e os cães apresentam várias opções tais como coleira com plaqueta, tatuagem e mais recentemente por implante de microchip.

Microchip

MicrochipO Microchip é um micro circuito eletrônico contendo um código único e inalterável, inserido em uma cápsula de biovidro cirúrgico e revestido de substâncias de propriedades antimigratórias, possibilitando a implantação em animais. O microchip não contém bateria e está inerte. Ao receber as ondas emitidas pelo leitor (scanner), retorna a informação na forma de um número. Esse número é composto por quinze algarismos o que impossibilita a duplicidade.

Agulha e Aplicador de Microchip

Cada microchip a ser implantado está contido em uma agulha de injeção estéril e descartável. Já o aplicador tem a forma e o mecanismo de uma seringa de injeção, tratando-se do melhor método de aplicação de microchip em animais.
Os aplicadores podem ser descartáveis ou reutilizáveis, e a maior parte dos procedimentos é realizada sem o uso de anestesia geral, pois não há necessidade diante da rapidez do processo e do pequeno tamanho do microchip.

Leitor de Microchip

O leitor, semelhante a uma calculadora, faz a verificação do código contido no microchip por um dispositivo de varredura ou scanner. Seu mecanismo é a emissão de sinal de rádio de baixa freqüência que mostra o código contido no microchip, sendo exibido no visor do equipamento.

Atravéz desse numero seu animal se torna único e inconfundivel e de facil localização. É aconselhavel que o animal seja microchipado para que caso ele se perca ou seja roubado possa ser identificado e devolvido ao dono mais rapido e facilmente... lentamente o microchip vai se tornar cada vez mais utilizado na identificação animal, garantindo a segurança de donos e animais contra abandonos e maustratos. SE VOCÊ AMA SEU ANIMAL IDENTIFIQUEO! 

A rede de proteção animal da prefeitura de curitiba esta implantando os microchips a preço reduzidos, e cadastrando os animais da cidade, entre em contato e se informe:
mais informações: http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário